Entrevista com Evelin Huscher

Troca de experiências é um bom meio de se aprender algo, já que não trata apenas da teoria, levando também ao contexto diversas outras características que somente o dia a dia poderia fornecer. Tratando-se de animais de estimação, onde boa parte da população muitas vezes está mal informada, isto fica ainda mais relevante. Para inauguração da nossa seção de entrevistas, trouxemos Evelin Huscher, ativista, vereadora em exercício da Câmara de Vereadores de Blumenau e ex-presidente da Associação Protetora dos Animais de Blumenau.

VEJA TAMBÉM: Epilepsia em animais

Evelin é uma pessoa forte, uma líder nata e, além disso tudo, uma alma boa que ama os animais. Nesta entrevista de hoje, além de falarmos de sua brilhante trajetória, pediremos à Evelin sua opinião sobre aspectos de cunho social que envolvam esses seres que amamos tantos, os animais.

Blupet - Evelin, você poderia nos contar um pouco sobre o início da sua trajetória? Qual foi a sua influência no início, a sua inspiração e quanto você está na causa animal?

Evelin - Desde minha infância fui sensível à questão do bem estar animal e ao sofrimento destes, iniciando minha vocação de resgatadora de animais na idade escolar.

Tive como exemplos meus pais, que me passaram valores de respeito à vida e à dignidade.

Como ativista propriamente comecei em 2008, quando ingressei na Aprablu como voluntária, depois de adotar uma cadela através desta entidade. 

Dentro da Aprablu minha inspiração foi a então presidente, Barbara Lebrecht, com sua trajetória e conhecimento da causa.

Blupet - Na luta pela causa animal, quais ações foram as mais importantes que você já fez em sua trajetória em relação aos animais?

Evelin - Como voluntária, me engajei ativamente na recolocação de animais abandonados ou em maus-tratos oferecendo espaço em minha casa para abrigá-los provisoriamente. Participei das principais atividades da entidade, como as feiras de adoção.

Como presidente, divulguei o trabalho da Aprablu na mídia, tornando o trabalho e a causa mais

conhecidas na cidade.

Representei a entidade em fóruns de discussão sobre a questão dos animais, como audiências públicas, entrevistas, seminários, entre outros.

Também estive presente na luta pela proibição da puxada de cavalos em Pomerode, participando daquela manifestação em abril de 2010 que resultou na agressão contra os ativistas de proteção animal.

Aquele episódio amplamente divulgado na mídia nacional tornou pública essa prática e contribuiu decisivamente para que o evento passasse a ser discutido em várias esferas governamentais e na sociedade em geral. Hoje temos iniciativas municipais contrárias a essa prática, como a lei municipal de Blumenau proibindo a realização desse evento na cidade, liminares proibindo a realização do evento em cidades como Pomerode e Benedito Novo, além do PL que transita na ALESC proibindo essa prática no estado de Santa Catarina.

Blupet - Em relação ao bem-estar geral dos animais, o que você acredita que seja primordial nos dias de hoje?

Evelin - Conscientização da população para o que seja o bem-estar e a posse responsável de animais domésticos e comprometimento das autoridades governamentais (em todas as esferas) de sua responsabilidade para a implantação de políticas públicas de proteção e bem estar animal.

Blupet - Hoje uma questão que está sendo bastante discutida é a criação de um Centro de Zoonoses, qual é a sua opinião sobre o assunto?

Evelin - O Centro de Zoonoses é importante para que seja feito o controle populacional de animais domésticos através de programas de castração, vacinação e identificação de animais (microchip), desde que seja acompanhado de amplas campanhas de conscientização da população sobre a posse responsável, além de legislação específica que regule isso, com orientações e punições para quem maltrata animais.

Blupet - Para realizar o controle populacional dos animais de rua, quais medidas você acredita que seja fundamental?

Evelin - Campanhas expressivas de castração, vacinação e senso dessa população, e recolhimento daqueles que representam risco para a segurança dos mesmos e da saúde pública das pessoas em espaços adequados para sua reabilitação e posterior recolocação em novos lares, através de campanhas promovendo a adoção de animais oriundos das ruas.

Blupet - Adotar um animal, na sua opinião, tem qual benefício?

Evelin - Para o animal a oportunidade de ter uma vida com dignidade, segurança e amor, sem dúvida. Para o ser humano, a oportunidade de dar a outro ser um lar e salvar uma vida. Além disso, é sabido que o convívio com animais traz benefícios para a saúde física e mental do ser humano.

Blupet - Antes de adotar um animalzinho, quais passos são importantes para evitar um futuro abandono. Como evitar que uma doação não responsável aconteça?

Evelin - Conhecendo o adotante, sua família e o ambiente onde o animal irá viver. Saber um pouco do histórico da família, se já tiveram outros animais, por quanto tempo, de que morreram e o que os motiva a adotar um novo membro para a família. Posteriormente a adoção, fazer acompanhamento por um período que pode variar de algumas semanas até alguns meses, dependendo do caso, para ter certeza da adaptação do animal à casa e da família ao animal.

Blupet - Para quem gosta dos animais, existe alguma forma de essas pessoas se unirem. De que forma acontece isso? Através de que tipos de evento?

Evelin - Integrando alguma organização que defenda os direitos dos animais, participando de eventos relacionados ao tema (seminários, audiências públicas, encontros), compartilhando atividades e projetos na rede social.

Blupet - Quem gosta dos animais e ainda não atua de forma ativa na voluntariado, de que forma essa pode agir para ajudar os animaizinhos. Como essa pode começar?

Evelin - Se tiver espaço e disponibilidade de tempo, acolher provisoriamente animais em sua casa até a adoção destes, com apoio de uma ong ou independentemente. Pode ajudar também financeiramente, contribuindo mensalmente ou em algum caso específico, comprando rifas, produtos e promoções de protetores de animais ou apadrinhando um animal, ajudando nas despesas de manutenção deste.

Blupet - Evelin, com toda sua experiência no voluntariado, quais casos foram os mais recompensadores.

Evelin - São tantos casos, que é difícil destacar apenas alguns. Mas um que me marcou muito foi o caso do OSVALDO, um cão vítima de abandono que participei do resgate dele, com uma miíase (bicheira) muito feia na orelha, a qual estava destruída. Duvidei que esse animal fosse sobreviver, mas após o primeiro atendimento veterinário ele teve uma reação fantástica, recuperando-se de forma espantosa. 

Durante as semanas em que permaneceu internado na clínica veterinária, foi um paciente exemplar, aceitando com calma os curativos diários. Apesar de toda dor que certamente estava sentindo, esteve alegre e amável com todos que tiveram contato com ele.

O caso dele causou bastante comoção na rede social e muitas pessoas ajudaram financeiramente no seu tratamento.

Ele perdeu a orelha, mas não perdeu a audição, o charme e a alegria de viver. Foi adotado pela voluntária Patrícia, que participou do resgate dele.

Blupet - Quais são os casos mais comuns de abandono, como podemos evitar isso?

Evelin - Animais idosos, doentes, cadelas prenhas e ninhadas indesejadas são muito comuns em nossa cidade.

Alguns casos são por falta de informação ou  falta de recursos para manter o animal, mas a maioria é por falta de amor mesmo, sendo o descarte considerado aceitável.

Acredito que através da educação e sensibilização das pessoas sobre a posse responsável de animais, além de uma boa campanha para o controle populacional de animais reduzirá em muito esse tipo de crime.

Blupet - Quais são os tipos de políticas públicas que podem beneficiar os animais. E como isso poderia ser feito?

Evelin - Através de campanhas de castração e vacinação que facilitem o acesso a esse tipo de serviço, gratuitamente ou a valores sociais para as camadas sociais com menos recursos.

Através de um Hospital veterinário Público que permita a mais pessoas o acesso a esse tipo de serviço.

E através de legislação específica que oriente as pessoas sobre cuidados e responsabilidades para com os animais sob sua guarda, além de mecanismos punitivos para pessoas que cometam crimes contra animais.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
JANES LUIZ DO NASCIMENTO em 15/10/2013 09:09 disse:
É MUITO BOM QUANDO TEM PESSOAS QUE AO VER UM CACHORRO NA RUA ABANDONADO RESOLVE LEVAR PRA CASA E CUIDAR DELE FOI O MEU CASO EU ACHEI UM ROTTWEILLER ELE ME TROUXE MUITA ALEGRIA.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado