O que fazer ao se deparar com um animal ferido e potencialmente violento

Infelizmente o abandono de animais é algo muito presente não apenas nos grandes centros, mas nas pequenas cidades do interior também. Quem nunca viu um cão abandonado vagando pelas ruas? Com tatos bichinhos sem lar e vagando sozinhos, muitas vezes eles são atropelados, maltratados, brigam e se ferem. E se você encontrar um animal ferido e ao mesmo tempo violento na rua, o que deve fazer? E se o seu pet se machucar ou se acidentar e ficar bravo, o que fazer?

Lembre-se que um pet acuado e que já sofreu, sempre pode não entender a sua aproximação e atacar, pois está com tanto medo que se defende. E se você for mais uma pessoa má que irá bater nele? Por isso, a aproximação a um pet ferido deve ser sempre cuidadosa. Todo bicho ferido pode ser violento, não por ser mal, mas por estar acuado, assustado e não entender o que está acontecendo.

O primeiro a ser feito é tentar conversar com ele. Fale com calma, estale os dedos e veja como ele reage. Abonou o rabinho? Ótimo sinal, mas assim mesmo vá com cuidado. Ele precisa entender que você está lá para ajudá-lo e você terá que fazer com que ele se sinta seguro com a sua presença. Não faça movimentos bruscos.

Conseguindo chegar perto dele, coloque uma coleira e uma focinheira, para evitar acidentes. Isso não é uma crueldade, é só para evitar que o animal te morda. Lembre-se que ele está ferido, com dor e se ao se mover sentir mais dor ele poderá morder por instinto.

Deu certo? Se ele estiver caminhado e se movimentando, e você tiver uma caixa de transporte, leve-o ao médico veterinário. Caso não tenha como transportá-lo, ligue para um profissional que possa ir até lá ou para uma clínica que tenha serviço de transporte e possa buscar um pet.

Se o pet tiver uma fratura exposta, até o veterinário chegar, você pode colocar uma compressa bem limpa sobre a ferida, para proteger de moscas até que o socorro chegue. Se ele estiver sangrando muito, coloque um pano bem limpo sobre a região e pressione.  Lógico que o pet poderá reagir e o ideal é que você tenha outra pessoa para segurar.

Em casos nos quais você não conheça o animal ou o pet for seu e devido ao acidente ele tenha ficado muito violento, você poderá pedir ajuda para o médico veterinário do seu bichinho para que ele possa tentar fazer uso de um instrumento de nome cambão, que serve para contenção de cães mais bravos. Vale lembrar que esse instrumento só deve ser manuseado por pessoas aptas, pois caso seja usado de maneira incorreta, pode até matar o bichinho.

Tenha muita calma, mantenha-se tranquilo e não faça gestos bruscos para não deixar o pet ainda mais assustado. Se de maneira alguma você conseguir se aproximar do animal, espere o profissional para que ele possa orientar, ou, em casos mais graves, sedá-lo no local antes de examinar e tratar. Com cuidado e carinho tudo dará certo. 

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Cão agressivo, o que fazer para deixar meu cachorro mais calmo?

Seu cão está passando dos limites? Está se comportando de forma agressiva? O problema pode estar em você. O cão pode exercer liderança ou... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado