Por que os cães ficam com a língua de fora?

Muitos donos se perguntam o motivo que fazem os cães ficarem com a língua de fora por tanto tempo. A língua auxilia o cachorro em vários aspectos. Uma das principais funções é controlar a temperatura do corpo, pois o cão não transpira pela pele, como as pessoas fazem. Dessa maneira, ele fica com a língua de fora para respirar e soltar o ar quente de seu pulmão. Sendo assim, essa característica canina não é vista somente quando bichinho está cansado, mas quando ele precisa resfriar o corpo.

VEJA TAMBÉM: Por que meu cão come grama?

Como outros animais, o cão costuma também lamber os machucados, porque a saliva pode ajudar a limpar a ferida. Isso requer atenção, pois se ele passar a língua muitas vezes na mesma região, pode aumentar ainda mais o machucado.

Com a língua, o cachorro consegue sentir o sabor dos alimentos, conhecer o ambiente e se expressar. Além disso, o órgão tem o papel de ajudar na mastigação. Em uma demonstração de carinho, afeto e respeito, o cão também usa a língua para lamber seu dono. Porém, pode ser um sinal de que ele deseja um pouco mais de atenção.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
isabel cardoso de souza oliveira em 17/09/2013 19:49 disse:
tnhho um poodo que ja esta bem velhinho viver latindo atoa fica em pe não consegue
deita acho que ele esta com a memoria fraca sera que tem algum remedio para ele pois ele esta bem fraco vivo dando complexo b para pis e o que melhora ele.sera que voces mindicaria uma vitamina para ele? ficarei grata .
Resposta do Blupet: Olá Isabel, Eu achei uma pergunta de um usuário de nossa comunidade sobre vitaminas que os cães precisam. Recomendo você refazer a sua questão dentro de nossa comunidade para que outras pessoas possam te ajudar. O mais recomendado e se possível para você, seria levar ela a um veterinário para ele dar um diagnóstico mais detalhado.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado