O que é dermatite por lambedura?

Conhecida também como Dermatite Psicogênica, a dermatite por lambedura normalmente acontece em PETS (cães e gatos) que se sentem sozinhos.

Vídeo: Como um animal se sente quando fica sozinho

Ela nada mais é do que um problema de pele causado pela lambedura excessiva do cachorro na própria pele. Normalmente a lambedura se dá na região inferior das patas e o problema é considerado como um dos mais complicados de ser resolvido.

VEJA TAMBÉM: O que é e para que serve o pedigree?

A lambedura acontece tão frequente que acaba se transformando em uma lesão e feridas. Um dos motivos do problema é a busca por algo para fazer, devido à sensação de tédio ou até mesmo depressão dos animais que se sentem "abandonados". A chegada de um novo animal de estimação ou de uma criança na casa pode desencadear esses sintomas no seu PET.

Como tratar

Você pode notar a doença através das falhas do pelo do cão ou do gato em determinadas partes do corpo e a formação de feridas. Para tratar a dermatite por lambedura, primeiramente você vai ter que descobrir qual o motivo que desencadeou a doença, pois de nada adianta medicar o animal, se ele continuar com os sintomas que deram início ao problema.

O que é a dermatite por lambedura?

Após detalhar para o veterinário toda a rotina do seu bichinho de estimação e descobrir a causa, ele irá diagnosticar a doença e orientá-lo para o tratamento que normalmente é feito a base de ansiolíticos. Você deve estar ciente de que a dermatite, apesar de apresentar problemas no corpo do animal, é uma doença psicológica. Os tratamentos bem sucedidos duram em média de 2 a 4 meses. Preste bem atenção nas orientações do veterinário para não correr o risco do animal sofrer o problema novamente.

O que fazer evitar a dermatite por lambedura?

Para evitar uma reincidência da doença preste mais atenção no animal, afinal, ele é o seu melhor amigo e devemos tratar os amigos da melhor forma possível. Leve-o para passear, brinque com ele e não o deixe se sentir solitário outra vez. Se você tem ou quer ter um animal de estimação saiba que deverá ter um tempo para dedicar a ele. Se caso precisar deixá-lo um período sozinho em casa, confira nossas dicas de como deixar seu cão em casa e feliz. De nada adianta adotar um PET se você irá deixá-lo abandonado, sem carinho e atenção.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Dermatites psicogênicas em felinos

Você já ouviu falar em dermatite psicogênica? O nome pode parecer meio estranho e por isso, ela é popularmente chamada de dermatite por... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Rosana em 05/12/2014 16:33 disse:
Olá


Tenho um Old Sheep Dog de nome Batera ele está com 03 anos e há uns 2 meses começo a lamber a parte superior da pata e já tem um ferida que está até com um calo de tanto que ele lambe. levei a veterinária que cuida dele e ela quer tratá-lo com ansiolitico, mas sou meio contra esses tratamentos mesmo sabendo que ele é muito agitado. Estou muito preocupada com essa situação, e com dúvidas, se devo deixar prosseguir com o tratamento, na verdade queria uma alternativa.
Debora Campos em 04/08/2014 22:01 disse:
Minha poodle micro toy tem quase 14 anos e apresenta lambeduras mas não nela mesmo, mas em tudo, se esta na cama, o lençol, se esta no colo minha calça, enfim lambe qualque tecido e também meu braço.
Fico preocupada, mas sempre a levamos no veterinario, uma vez que sente dores nas patas traseiras, sempre com abdomem dilatado, muitas dermatites na pele e gemendo sempre, contudo ainda esta boazinha diante d idade pois enxerga, ouve e tem os dentes, enfim... sei que para a idade ela esta bem, mas sabe como é, ela é minha filha e o meu filho de 7 anos é apaixonado por ela...
Caso possam me ajudar eu agradeceria muito!!!
Resposta do Blupet: Olá Débora, tudo bem?

Parece ser uma situação mais específica dela. Minha sugestão é você levá-la para um veterinário fazer uma análise mais de perto deste comportamento dela.
Imaculada C. Alves em 15/03/2014 17:10 disse:
Quero saber se dermatite deixa o animal com sintomas de tristeza, cansaço, não querer comer e fica fadigado? Sai pus das feridas? Estou com muito medo de perder meu bebezinho, mandei ele para o veterinário pois ele estava muito triste e muito fraco quase q cambaleando tentei de tudo antes de leva-lo. A dermatite tem os mesmo sintomas do calazar?
Resposta do Blupet: Olá Imaculada,

Peça a opinião de um segundo especialista na área. Nestes casos é melhor que o animalzinho seja examinado para se chegar em alguma conclusão.
jaime martins em 19/08/2013 16:29 disse:
Me chamo JAIME MARTINS, tenho uma YORKSHIRE, de 2 anos, muito mimada por todos da casa e mesmo assim ela esta começando a lamber a parte debaixo das patinhas, incessantemente ao ponto de nos deixar preocupados. mas, graças as orientações do BLUPET, vamos lavá-la ao médico veterinário, que certamente irá resolver o problema. Atenciosamente, JAIME.
Resposta do Blupet: Olá Jaime. Que bonito seu carinho pela sua Yorkshire. Volte para nos contar o que aconteceu, se ela realmente estava com esse problema. O Blupet está aqui para compartilhar informações e ajudar as pessoas a tirar suas dúvidas. Agradecemos pelo comentário.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado