Como cuidar de filhotes de cachorro?

Filhotes são lindos, certo? São, todo mundo já sabe disso. É incontestável que esse seja um dos momentos mais "fofos" do seu novo companheiro, porém na vida nem tudo são rosas e diversos cuidados devem ser levados em consideração. Todo mundo quer aproveitar esse tempo muito bem, então vamos deixar de papo e vamos às dicas.

Primeiro, vamos começar com algumas informações importantes:

  1. A duração da gestação do seu cão durará em média 60 dias;
  2. A mãe deve receber ração, em maior quantidade, com alto teor calórico e mais proteína;
  3. Para facilitar o nascimento, é bom que a mãe faça alguns exercícios;
  4. A mãe costuma abandonar os filhotes fracos para focar nos mais fortes (lembrem-se, não é maldade, é da natureza deles);
  5. O nascimento do filhote dura em média 60 minutos. Caso for mais longo que 60 minutos, procure um médico veterinário.

VEJA TAMBÉM: Como cortar unhas de cachorro?

Agora, vamos aos cuidados pós-nascimento.

Ao nascer, a mãe zela pelo cuidado do seu filhote e o amamenta por um período médio de 30 dias. Durante esse período, a única fonte de alimentação dos filhotes deve ser as tetas da mãe. Caso o filhote esteja chorando muito, verifique se ele está mamando, se não estiver procure um veterinário. O veterinário poderá ajudar indicando uma receita caseira que será dada com mamadeira.

Meu filhote chora a noite toda, o que fazer?

Imagine-se no lugar do filhote: você foi "arrancado" dos seus pais, do seu local de nascimento, dos cheiros que você estava acostumado. Lógico que não será simples a adaptação. Afinal de contas, o seu cachorro também sente medo, fome e solidão. Antes de você aparecer, a mamãe dele ficava o tempo todo ao seu lado, trazendo segurança e proteção.

Pode ser assustador para o filhote ficar sozinho. Logo, é muito mais fácil chamar a sua atenção. Já que, toda vez que ele chora, você vai visitá-lo, ver o que está acontecendo. Pode ser recompensador para ele, aliviando dos medos e inseguranças que ele estava passando.

Entendi, mas o que fazer?

Deixe seu filhote em algum lugar que ele se sinta bem. Traga um brinquedinho, algo que faça barulhinhos. Assim sendo, ele poderá se distrair e diminuirá a intensidade do choro. É importante deixá-lo sempre seguro e contente para a adaptação ocorrer de uma forma mais rápida.

Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários, sempre há algo para ser contribuído!

Ah, depois de tanta leitura é necessário um momento de descontração, concorda? Assista o vídeo abaixo e aprenda como um espelho pode nos divertir:

Espelho, espelho meu. Existe alguém mais engraçado do que eu?

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Como lidar com a diarreia em filhotes?

Quando filhotes, os cãezinhos são muito mais sensíveis do que os cães na fase adulta, por isso todo cuidado é pouco para evitar doenças nessa... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
leonardo em 18/12/2014 14:32 disse:
outra dúvida, vc disse em uma resposta abaixo que tem que dar leite até os 60 dias de vida, mais é leite normal ou algum específico ?
leonardo em 18/12/2014 14:29 disse:
Olá a todos, é com grande pesar que faço esta pergunta, minha cachorrinha teve três filhotes a raça dela é maltês, dois machos e uma fêmea, disse pesar no início pois um machinho faleceu hoje, eu estava dando leite na mamadeira todos os dias, pois ele era o mais fraquinho e não mamava na mãe, mais não resistiu, gostaria de saber o porque isso aconteceu ? má formação ? o que pode ter ocorrido ?
os outros estão bem, e desenvolvendo de forma normal, em quanto tempo eles adquirem mais imunidade ?
desde já agradeço pela atenção.
Clara em 29/11/2014 15:59 disse:
Olá, adotei um pinscher, sei que os animais da raça são bem sensíveis, e tive que pegar o filhote antes do tempo, com apenas 30 dias. Estou dando uma pesquisada para entender como cuidar do meu filhote. Gostaria de algumas dicas do que fazer para ele não se sentir tão mal na nova vida.
marta em 25/11/2014 14:51 disse:
Boa tarde, ganhei um filhotinho de cachorro, quero saber como faço para acostumar a ele fazer suas necessidades no local certo, por enquanto ele dorme na minha cama, estou apaixonada por ela só tem 37 dias.e como devo alimenta-la.
Obrigada
fico no aguardo.
Stefany em 09/11/2014 19:04 disse:
Oi, eu acabei de ganhar um cãozinho, porem eu acredito que deve ter 1 mes ou menos, ele já come ração, é agora o coco deve esta pastoso e amarelado, tipo diarreia. Não sei o que fazer, acho que estou dando muita ração, mas não sei como alimenta-lo corretamente, a quantidade que devo colocar, e de quantas em quantas horas ele deve comer. Ficaria muito agradecida se pudesse me ajudar. Obrigada pela atenção : )
sonia em 03/11/2014 06:27 disse:
tive que começar a cuidar de um cachorrinho com apenas alguns dias devido a mae dele ter morrido e ando a informar me sobre cuidar dele e queria umas informações sera que poderiam ajudar
clélia em 30/09/2014 20:17 disse:
Estou com o meu cachorro Labrador de 4 anos e hj fez um teste e deu suspeita de Calazar ,mas eu não sei o quefazer estou muito triste. peço se possivel me ajude ai. fico muito grata.
karoline em 29/09/2014 09:30 disse:
Bom dia, estou cuidando de um filhote que deve ter entre 15 20 dias mais de 1 mês não deve ter .. Ela ainda não tem dentinhos, comprei um leite proprio para cachorro e mamadeira propria .. O cara que era dono queria se livrar de todos os jeitos e eu fiquei com a cachorrinha porém ela está com pulgas ou carrapatos, não sei diferenciar. Queria saber o que posso fazer como cuidar, e acabar com essas pulgas, queria leva-la em um veterinário pois tenho medo ela é muito novinha e não tomou nenhuma vacina.
Douglas Marques em 05/08/2014 10:00 disse:
Bom dia, ganhei um filhote da raça fila. Ele esta com 2 meses, queris dicas, cuidados, informações que possa ,e ajudar a cuidar ,melhor dele.
Resposta do Blupet: Bom dia Douglas, tudo bem?

Veja algumas dicas que podem lhe ajudar:

Brincadeiras para cães.


Tipos de brinquedos


Vacinas.

Enfim, tem muito material legal disponível no portal Blupet. Faça uma busca pelo termo que quer saber mais e aprenda muito :)
Amanda em 23/07/2014 13:59 disse:
Boa tarde, comprei um Lhasa e busquei ele ontem , ele esta com 3 meses , no começo ficou com um pouco de medo, mais logo logo foi acostumando comigo e com meu noivo, e fico o tempo todo atraz de nós, no meu apartamento coloquei uma cobertor em um dos quartos , junto com a vasilha de ração e alguns jornais , ele comeu e fez xixi e coco em cima dos jornais, ate me assustei com isso rsrs , mais na hora em que fomos dormir , ele choravaa e etoda hora eu ia la, e chingava ele , ele paravaa mais voltava a chorar de novo , e isso foi a noite toda , trabalho bem cedo ,e volto pra casa pra fazer meu horario de almoço, fiquei com ele , e na hora que eu sai , ele choravaa e chorava , chego so as 17:00 ... o que eu faço pra deixar ele bem independente ? comprei algumas bolinhas, ossinhos pra ele , coloquei o som bem baixinho tambem , aah e me parece que ele nao tava se alimentando , peguei ração e ele comeu da minha mao .... e depois nao queria comer mais na vasilha . Obrigada
Resposta do Blupet: Olá Amanda, tudo bem?

Esta reação é bem normal, visto que provavelmente agora ele está em um ambiente totalmente novo. Tenha paciência, dê atenção que logo seu novo amigo vai se acostumar com a nova vida.
janaina em 23/06/2014 11:47 disse:
estou adotando um cãozinho poodle com 45 dias, estou ansiosa para pegar, e estava fazendo algumas pesquisas, para como cuidar, gostaria de receber dicas. obg!
Resposta do Blupet: Que bom que adotou Janaína, muito bonita sua atitude. Você pode conferir mais dicas sobre a raça Poodle neste link. Cuide muito bem de seu novo cachorrinho.
marcela em 06/05/2014 21:25 disse:
Ola boa noite como posso cuidar do cachorrinho que esta com diarreia ele e um filhote
Resposta do Blupet: Olá, Marcela. Veja se este artigo pode te ajudar :)
marcela em 06/05/2014 21:18 disse:
Gostaria de saber o que dar para meu cachorro que esta com diarreia e um filhote
Resposta do Blupet: Este artigo pode te ajudar Marcela :)
Leandro Campos em 31/03/2014 14:00 disse:
Ganhei um filhote de cachorro com apenas 37dias....
Como devo alimenta-lo?
Resposta do Blupet: Com leite até os 60 dias, após esse período poderá ser dado ração!
João em 29/12/2013 23:36 disse:
Meu filho, como gosto de chamar, é um Chow-chow, ele urina muito forte e muito amarelo, o que pode ser?
Resposta do Blupet: Olá João, tudo bem?

Isso pode ser sinal de desidratação. Você deixa sempre um recipiente com água fresca disponível para ele? Outro motivo que pode desencadear isso é a alimentação. Verifique se a ração que ele está ingerindo é a ideal para ele. Também existe a hipótese de doenças. Para segurança dele, o ideal seria você levá-lo ao veterinário, para que ele faça uma avaliação próxima e criteriosa.

Esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida conte com o Blupet.
Elisângela em 15/12/2013 11:27 disse:
MEU FILHOTE É UM COCKER BEBEZINHO, TENHO CUIDADO DELE, COME RAÇÃO PEDIGREE PARA FILHOTES, MAIS FAZ COCO RALO O Q FAÇO?
Resposta do Blupet: Olá Elisângela, tudo bem?

De uma olhadinha em nosso artigo que fale sobre rações para cães. Qualquer dúvida estamos à disposição.
bruno neves em 27/11/2013 10:52 disse:
Quero saber mai como cuidar de cachorro e passeios ok.
Resposta do Blupet: Olá Bruno, tudo bem?

Vou lhe indicar alguns artigos que possam lhe ajudar: Como usar coleira no cachorro, cachorro em casa e feliz. Esse último não é tão relacionado a passeios, mas tem uma dicas bem legais.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, o Blupet está à disposição!
camila carvalho em 19/09/2013 15:23 disse:
Oi eu achei um filhote de lhasa apso e a chances de ela ter uma doença ou víros ou então uma bactéria estou muito preocupada.
Resposta do Blupet: Olá Camila, tudo bem?

O que leva você a pensar que ela possa ter alguma doença? Caso ela esteja apresentando algum sintoma, é de extrema importância que você a leve o mais rápido possível ao veterinário.

Obrigado por nos escrever!
marcia em 02/09/2013 13:39 disse:
Eu quero um filhote de maltes femia.
Resposta do Blupet: Olá Mária, É mais complicado encontrar animais de raça para doação, porém o que recomendamos é você adotar um animalzinho abandonado. Eles amam muito, são muito inteligente e saudáveis. Se você tiver interesse pode conferir neste link sobre cachorros para adoção.
luciene de souza em 29/05/2013 23:21 disse:
Gostaria de adonta um cachorrinho sou apaixonada sou muito carinhosa amor de paixao cuirdo do animais como eu cuido dos meus filhos dou carinho atencao levo para passea dou banho levo para da vacina remedio de veme levo para onder eu for tenho um cachorro que compre filhote hoje ele tem 1 ano e meio de idade ele e bem carinhoso bricanhao se eu podesse pegaria todos que as pessoa joga na rua sou contra quem maltrata os bicho que n fais mal a ninguèm ele so precisa de amor cainho queria um filhote ferme aguardo seu contator obrigado luciene
Resposta do Blupet: Luciene, o Blupet tem cachorros para adotar. Acesse o link e confira os animais que temos para doação.
tatiane em 24/04/2013 17:45 disse:
gostaria de adotar um gato persa ou um filhote de pastor alemão ou um daquellas raças do polo norte
cristina em 18/04/2013 14:04 disse:
Já levei em varios veterinarios,e fiz os exames,dei um remédio que se chama Biodex,nossa para a coçeira e os pelos cresceram de novo,uso shampoo cetodine muito bom,mas quando para o comprimido volta a coçeira,mas só na cocha e patas,continua com os pelos grandes,ja usei varios sabonetes,e os remédios só fazem efeitos na hora,tem alhuma outra solução para meu cão,é um poodle.
jenefer em 18/03/2013 08:06 disse:
Quero adotar um cão filhote para crescer junto com meu filho e se acustumar com ele.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado