Natação para cães

Você já ouviu falar em natação para cachorro? Não? Pois isso existe. Claro que não é só pegar o pet e colocá-lo na piscina, mas quando bem usada e monitorada, a natação pode ser um ótimo exercício para o cão de estimação. Trata-se de um esporte completo que além de movimentar muitos músculos, permite ao pet um gasto grande de energia. Mas atenção: nem todos os cães gostam de nadar. Por isso nada de colocar o cachorro de qualquer maneira dentro da piscina. Um cão jogado na piscina, evidentemente fica sem apoio dos pés. Ele pode se desesperar e afogar. Se você fizer isso, o trauma será tão grande que pode ser que nunca mais você consiga fazer com que ele faça esse exercício.

Outro problema é que alguns cães não conseguirão nadar ou porque o pelo é muito longo e quando molhado fica pesado, ou porque ficam desesperados de estarem dentro da água e acabam não conseguindo nadar e podem se afogar.

Pode ser que seu cachorro assim que for solto perto de uma piscina, saia pulando na água feliz. Nesse caso, fique preparado para caso o cão se atrapalhe ou se os pelos começarem a pesar e ele não consiga nadar, você socorrê-lo. Já se o pet tiver medo de entrar, o procedimento deve ser diferente. Ele precisará entender que essa atividade é boa e divertida, para que aos poucos, ele vá se sentindo mais a vontade dentro da água.

Cão nadando com colete

Nas primeiras vezes, use um colete salva-vidas específico para animais. O dono deve levar o bichinho até a piscina, entrar com ele sem soltar e quando estiver lá dentro, aos poucos de ir soltando o cãozinho, ficando sempre ao seu lado e o agradando. Esse momento precisa ser ligado a algo divertido para o animal.

Esse procedimento deve ser repetido por várias vezes, até que o dono sinta que o cão está mais seguro e feliz. Quando isso for notado, você poderá entrar com ele na água sem o colete e permitir que ele se divirta a vontade.

Por quanto tempo o pet pode ficar dentro da água?

No geral, uma hora de exercícios por dia é o suficiente e o exercício pode ser feito 3 vezes por semana. É importante lembrar que a água da piscina, na maioria das vezes, é clorada. Por isso, o dono deve ficar mais atendo a qualquer lesão de pele ou alteração. Caso note alguma coisa, leve o cão ao médico veterinário.

Todos os cães podem ser levados para nadar, se estiverem em boas condições de saúde. Os com pelos longos, muitas vezes, precisam fazer uso do colete frequentemente devido ao peso do pelo molhado que atrapalha a sua locomoção dentro da água. Além disso, é um esporte excelente para raças que precisam gastar muita energia como o Labrador e para animais que sofrem com doenças como displasia coxofemoral, pois fortalece a musculatura do corpo sem ter atrito com o solo.

O seu cão gosta de nadar? Conte pra gente nos comentários!

Por: Filipi S. A.

Veja dúvidas em nossa comunidade sobre exercício:

Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.

Confira mais dicas e cuidados

8 brincadeiras para você se divertir com seu cão

Eles adoram brincar e você poderá ter bons momentos de lazer ao realizar simples brincadeiras com seu cachorro. Não importa a idade e nem o porte,... Leia mais

Emagreça com a ajuda do seu cão

O verão está quase chegando e com ele vem a preocupação com o corpo, a saúde e a busca por formas cada vez mais eficazes para emagrecer. Você... Leia mais

A importância da caminhada: sete motivos para exercitar o seu cão

Boa alimentação, água fresca, carinho e atenção são grandes necessidades no mundo canino. Porém, por mais que o animal receba dedicação... Leia mais

Preparação física dos cães

Você sabia que os pets precisam se exercitar? Uma vida sedentária pode levá-lo a ter diversos problemas de saúde. O bom da prática do exercício... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
luzia janete Holovaty guia em 17/01/2015 23:51 disse:
oi como é essa natação pros cachorros mandem mais informações ex

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado