Parvovirose canina

Você já ouviu falar em parvovirose canina? Trata-se de uma doença muito perigosa que pode até matar! Ela é causada por um vírus e é altamente contagiosa. Afeta principalmente filhotinhos de cachorros, mas pode ocorrer também em cães adultos e em alguns animais selvagens.

Como é transmitida?

A forma mais fácil é quando o animal saudável entra em contato com as fezes de um animal doente, mas, vale lembrar que essas fezes contaminadas podem ser carregadas para dentro de sua casa através de sola do sapato, por exemplo. Pode também ser carregado em caixas de transportes contaminadas, objetos diversos entre outros, ou seja, é muito difícil ficar livre dele dentro da sua casa. 

O vírus é muito resistente! Ele consegue sobreviver em condições ambientais extremas, por longos períodos de tempo. Quais os cães que possuem maiores riscos? Todos que não tenham sido vacinados. Embora a parvovirose seja mais comum em filhotes, ela pode acometer animais adultos e idosos

Quais são os sintomas?

Dentre os sinais clínicos iniciais pode-se destacar a falta de apetite, tristeza e febre, seguida de diarréia sanguinolenta e com um odor muito característico. Além disso, o vomito frequentemente está presente. O cheiro é muito forte e desagradável. 

Com o passar das horas, devido ao vomito e a diarréia, além da falta de ingestão de água, o animal vai desidratando. Quando chega a uma desidratação severa entra em choque e morre. Por isso, assim que os primeiros sinais clínicos forem notados, deve-se levar o bichinho imediatamente para o médico veterinário. Se o diagnóstico de parvovirose for confirmado, o tratamento precisa começar imediatamente. 

É importante lembrar-se de que há outras doenças que também dão diarréia e todas elas são perigosas. Quanto antes começarem a ser tratadas, maior a possibilidade de sucesso. NUNCA medique o seu animal sem que o medicamento seja receitado por um profissional Um remédio errado pode matá-lo! 

Existe cura para a parvovirose?

Sim, há tratamento. Porem, o sucesso dele dependerá do estado do animal, do seu histórico e de sua reação às medicações. Quanto antes o tratamento começar, mais chances ele terá de sobreviver. 

Confirmando o diagnóstico, o tratamento deverá começar imediatamente. A hidratação do animal é uma dos pontos mais importantes. Para isso, ele deverá receber soro de acordo com as recomendações do médico veterinário. Na maioria das vezes, o soro precisará ser administrado por via intravenosa. Além disso, antibióticoterapia, administração ode vitaminas, administração de medicamentos que diminuam o vômito além de reposição dos minerais perdidos com ele, podem ser necessários. 

O cão doente precisa ser separado dos demais e se você precisar ter contato com ele e com outro cachorro, não se esqueça de lavar bem as mãos e trocar roupas e sapatos. Afinal, o vírus é resistente e poderá ser carregado por você mesmo para o outro cão. 

Como evitar que o meu cão tenha parvovirose?

A vacinação em dia é essencial para que seu cachorrinho fique protegido. Com apenas 45 dias de idade ele deve tomar a primeira dose. Depois disso, mais duas ou três doses serão aplicadas e o reforço anual é essencial! 

Antes de o filhotinho estar totalmente vacinado, não saia com ele para passear. Siga o protocolo do médico veterinário e garanta a segurança do seu animal de estimação!

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Vacinação de cães. O que eu preciso saber?

Saiba quais doenças precisam ser evitadas, quando precisamos vacinar, os tipos de vacinas e os cuidados que devemos ter. Leia mais

Como lidar com a diarreia em filhotes?

Quando filhotes, os cãezinhos são muito mais sensíveis do que os cães na fase adulta, por isso todo cuidado é pouco para evitar doenças nessa... Leia mais

Como evitar viroses em seu cão

Os vírus que atacam os cães são vários e eles são responsáveis pela maioria dos casos de mortes em filhotes. Mesmo os adultos, que são mais... Leia mais

Cachorro vomitando. O que poderá ser e o que eu posso fazer?

Seu cachorro está vomitando e você não sabe o motivo? Veja nosso artigo e tire suas dúvidas do que pode ser e como resolver este problema. Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado