Como lidar com a diarreia em filhotes?

Quando filhotes, os cãezinhos são muito mais sensíveis do que os cães na fase adulta, por isso todo cuidado é pouco para evitar doenças nessa época em que ele está se desenvolvendo. A diarreia pode causar diversas complicações chegando até a morte se não for bem medicada.

Comum nos cachorros novinhos, ela pode ser causada por diversos fatores. A mais preocupante é a que é decorrente do vírus Parvovirose. Por isso as doses de vacina devem ser efetuadas com o veterinário corretamente, principalmente nos primeiros meses de vida do animal.

VEJA TAMBÉM: Como lidar com a obesidade canina?

Como curar diarreia em filhotes

Causas da diarreia em filhotes

A mais comum pode ser passada da mãe para o cachorrinho por meio da amamentação. Conhecida como verminose, que nada mais é do que o famoso verme. Além da amamentação ela pode ser adquirida logo no nascimento do filhote.

A mudança na alimentação do filhotinho pode causar um choque estomacal no mesmo e provocar o problema intestinal. Caso seja necessário mudar a alimentação, ela deve ocorrer aos poucos e misturando um pouco da nova alimentação com o alimento antigo.

Como curar diarreia em filhotes

Outro fator que parece comum, mas pode ser um vilão quando o assunto é diarreia, é o estresse animal, como a preocupação, medo e insegurança. O simples fato de separar o filhote da mãe é um bom motivo para desencadear uma diarreia. Quando a diarreia é constante, quanto antes você procurar o veterinário mais chances de se salvar ele terá.

Quais são os sintomas?

Um bom sintoma para detectar problemas intestinais é analisar se o seu cão adquiriu o hábito de comer grama. Quando eles estão com problemas no estômago, costumam comer grama e folhas em geral para estimular o vômito. Fique atento aos sinais que seu cachorro dá, pois cada gesto, cada comportamento indica uma situação diferenciada.

Como tratar a diarreia em filhotes?

Através do exame de fezes é possível detectar o tipo do verme e, com isso, o veterinário pode indicar o vermífugo adequado. Como sempre indicado, a melhor opção é procurar um profissional qualificado.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Como cuidar de filhotes de cachorro?

Filhotes são lindos, certo? São, todo mundo já sabe disso. É incontestável que esse seja um dos momentos mais "fofos" do seu novo companheiro,... Leia mais

Vacinação de cães. O que eu preciso saber?

Saiba quais doenças precisam ser evitadas, quando precisamos vacinar, os tipos de vacinas e os cuidados que devemos ter. Leia mais

Como evitar viroses em seu cão

Os vírus que atacam os cães são vários e eles são responsáveis pela maioria dos casos de mortes em filhotes. Mesmo os adultos, que são mais... Leia mais

Parvovirose canina

Parvovirose canina: cura, tratamento, vacinas e sintomas. Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
eliandra peixoto em 02/08/2013 11:53 disse:
bem hoje em dia o abondono esta cada dia mas comum as ruas esta cheias de animais abandonado ,eu espero que isso pare de acontecer pois os bichos não tem culpa precisamos punirmos quem comete umj crime dese com esses animas tão amavéis...

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado