Como tornar possível a convivência entre cães e gatos

Há quem diga que gatos e cachorros não podem conviver de forma harmoniosa em um mesmo ambiente. Fato é que ambos são completamente diferentes, com hábitos e costumes opostos, no entanto, com um pouco de cautela e sabendo lidar com as diferenças, a convivência não só pode ser possível, como eles podem até se tornar grandes amigos.

O que fazer para para ter uma convivência pacífica entre cães e gatos?

Primeiramente é preciso ter bastante paciência quando decidir inserir um gato em um local onde já existe um cachorro ou vice versa. Isso porque o animal anfitrião pode sentir um pouco de ciúmes do novo membro da família e a partir daí começa a disputa territorial. É muito comum gatos sentirem medo de cachorros. Preste atenção no comportamento de ambos, principalmente no do cão. O auxílio de um profissional, nos primeiros momentos, pode ser uma boa alternativa. Buscar raças mais amigáveis torna a socialização mais tranquila.

VEJA TAMBÉM: Cuidados pós-castração de cães e gatos

caes e gatos

A atenção aos pets deve ser dada de forma igualitária, para que um deles não se sinta abandonado e possa até entrar em depressão. Uma dica importante é premiar os animais sempre que estiverem juntos e numa boa. Manter a comida do gato, longe do alcance do cachorro, diminui os riscos de possíveis brigas. O porte e o temperamento dos cães também devem ser levados em conta no momento em que decidir ter um gato. Se os dois forem criados juntos desde filhotes o trabalho se torna ainda mais fácil.

Por que os cães perseguem os gatos?

Todos sabem que muitos cães não aceitam os gatos, pois há a relação “predador versus caça”. Porém, na maioria das vezes em que os cães correm atrás dos gatos, eles só estão querendo brincar. O processo de convívio deve ser natural e acontece aos poucos.

Cães e gatos podem ser amigos

Se você souber conduzir essa convivência da maneira certa e de forma saudável, as cenas em que gatos vivem fugindo dos cachorros só serão vistas nos desenhos animados ou nas telas da TV e cinema.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Dermatites psicogênicas em felinos

Você já ouviu falar em dermatite psicogênica? O nome pode parecer meio estranho e por isso, ela é popularmente chamada de dermatite por... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
JANISE TENÓRIO em 02/10/2013 12:14 disse:
EU TENHO 2 CACHORROS, UMA CADELA 2 GATAS CASTRADAS. ELES SE DÃO SUPER BEM E AS GATAS BRINCA COM OS CACHORROS E PEDEM CARINHO. HA! TENHO TAMBÉM UM COELHO AS GATAS BRINCAM COM ELE OS CACHORROS BRINCA DE PAGA PEGA ELES SE DÃO SUPER BEM, MAIS TAMBÉM É CRIADO COM MUITO CARINHO TODOS ELES

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado