O inverno para os cães

Quando chega o verão, todo mundo começa a se preocupar com o sol, com o fornecimento de água fresca para o pet e com a proteção do calor excessivo. E no inverno, você sabe quais cuidados precisa ter com o seu peludo? Se você nunca parou para pensar nisso, está na hora de se informar. Embora os cães tenham a camada de gordura e os pelos para protegê-los, eles também precisam de cuidados especiais durante o inverno. Lembre-se de que eles também adoecem com o frio e podem ficar resfriados!

O primeiro cuidado necessário é oferecer ao cão um local que ele possa se abrigar do vento e da chuva. Uma casinha coberta e paninhos são bem vindos. Assim ele poderá se esconder e ficar longe do frio. O ideal é que a casinha seja colocada em um local coberto e que a entrada dela fique afastada, porém voltada para uma parede, para diminuir a entrada de vento. Lembre-se de deixar em espaço bom para que o cão possa entrar nela sem maiores dificuldades.

Caso o cão tenha um local de alvenaria para dormir, é indicado que você coloque um tablado mais alto de madeira e sobre ele os paninhos e almofadas. Com isso, evitará que ele fique em contato direto com o piso frio, deixando o ambiente mais agradável e o ajudando a manter quentinho. Nesse caso, você pode oferecer uma caixa de papelão para que o cão se esconda dentro dela e fique mais protegido do frio.

Roupinhas são necessárias?

Na maioria das vezes não. Apenas se o cão for muito friorento e se você notar que ele está tremendo. Muitos cães não gostam de roupas e se sentem mal com elas. Alguns até se coçam bastante e acabam tendo problemas de pele. Por isso, se notar que seu cão não gosta de roupas, não o force. Ofereça cama e casinha quentes para que ele se proteja do frio sem que fique incomodado.

Posso dar banho no meu cão no inverno?

O melhor é evitar os banhos nos dias mais frios. Caso o cão tenha se sujado com algo ou se o banho for inevitável, você pode dar um banho rápido, em local sem vento e com água morna. Após enxaguá-lo, você deve secar bem o cãozinho com toalha e secador de cabelo. Até que o pelo esteja bem sequinho.

Posso passear com ele?

Pode passear, mas evite os horários mais frios do dia, como a noite ou muito cedo. Espere o sol aparecer e o frio diminuir para fazer a caminhada diária com o seu peludo. Depois das 10 horas da manhã o tempo costuma ficar mais agradável. Pode ser um bom horário. Caso o frio esteja muito rigoroso ou o tempo esteja chuvoso, é melhor evitar o passeio nesse dia.

Não se esqueça de que os cães costumam comer mais nesse período, aliás, você sabe qual é a quantidade certa de ração que seu cão deve comer?. No inverno, os cães comem de 20 a 30% a mais do que no verão. Por isso, é importante que a quantidade de alimento oferecida seja maior. Caso o pet esteja obeso, antes de alterar a quantidade de ração, converse com o médico veterinário para que ele oriente o melhor procedimento para a saúde do cão.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Proteja seu animal do frio

O inverno chegou e está arrasando, todo o ano quando chega este período, amado por alguns e temido por outros, seus pets entram em estado de... Leia mais

Doenças de inverno: Como prevenir?

Você sabia que cães e gatos podem sofrer com algumas doenças típicas de inverno? Nesse período em que o clima está muito instável é... Leia mais

Cama para cachorro: Seu cão também precisa de conforto

Os animais de estimação são como filhos para os donos. E filhos devem ser tratados da melhor forma, dentro dos limites e sem exagero, é claro. Os... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado