Sarna negra ou Sarna demodécica. O que é?

Um dos tipos de sarna que o seu cachorrinho de estimação pode ter é chamada de demodécica ou sarna negra. Diferentemente da outra, a sarna sarcóptica, a sarna demodécica não passa para os seres humanos. 

O causador dessa sarna é um ácaro que recebe o nome de Demodex canis. Assim como os seres humanos, os cães também tem ácaros e bactérias que vivem tranquilamente em sua pele e o Demodex é um deles. Quando eles estão em equilíbrio e em pequena quantidade, não causa nada ao animal, sua existência é imperceptível, mas quando aumentam em quantidade, causam as lesões da sarna. 

Como assim? Como isso acontece? 

É isso mesmo! Seu cachorro pode dormir bem e no dia seguinte, você notar uma queda de pelo, que costuma iniciar ao redor dos olhos. Fica como se fosse um contorno do olho sem pelo. Depois podem aparecer pontos sem pelo perto da boca e no restante da face. Em casos mais graves, se espalha pelo corpo todo. Crostas são formadas sobre as lesões. 

No geral, isso ocorre quando o animal está com o sistema imunológico debilitado ou, quando passa por algum estresse. Uma mudança de casa, o dono ausente por mais tempo do que o normal, a chegada de um novo membro na família ou qualquer outra alteração que possa deixar o bichinho estressado, pode ser suficiente para a sarna aparecer. 

Cachorro com sarna

Acho que meu cão pode ter sarna negra. O que faço?

A primeira coisa a ser feita é leva-lo ao médico veterinário para que ele seja examinado e o diagnóstico correto seja feito. As lesões de pele são parecidas com outras doenças e, muitas vezes, um exame feito através do rapado da pele é necessário. Se a sarna demodécica realmente for diagnosticada, de acordo com o estado geral do cachorrinho, o profissional irá estabelecer o tratamento indicado. Esse tratamento pode ser tanto com medicação, como com alteração no dia a dia com o bichinho. Por exemplo, se ele está passando por um estresse em casa, algo precisará ser feito para que ele receba melhor as novidades do lar e o estresse diminua.

Quando há necessidade de tratamento com medicação, eles vão desde os polivitamínicos, a medicações injetáveis, vermífugos (animais com quadro de verminoses ficam mais fracos e acabam apresentando os sinais da sarna), banhos com produtos específicos e em casos de infecção bacteriana secundária, até antibióticos. Dependendo do caso, algumas pomadas que ajudam a controlar o ácaro, também são receitada. Só é necessário ter bastante cuidado para não cair no olho. 

Vale lembrar que embora todos os cães tenham esse ácaro, nem todos, mesmo que criados juntos, terão os sinais dessa sarna. é uma característica individual. Além disso, não é necessário isolar o bichinho nem se preocupar em não pegar, pois essa sarna não pega em gente.

Um cachorrinho que tem sarna negra precisa ser constantemente monitorado pelo médico veterinário, pois mesmo após o tratamento, ela pode voltar durante toda a vida. Caberá ao proprietário ficar atento para que o tratamento seja feito rapidamente e o protocolo do profissional seja totalmente seguido. Assim o cachorrinho ficará bem!

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Como curar sarna de cachorro?

Problemas com sarna? Acesse já nosso artigo e saiba como acabar definitivamente com ela! Leia mais

As 5 doenças de pele mais comuns nos cachorros

Você notou que o seu cão está com falhas na pele, queda de pelos e coceira em excesso? Pode ser que ele esteja com alguma doença de pele. Os... Leia mais

Meu cão está com coceira. E agora?

A coceira pode se originar por diferentes motivos: pulga, sarna, carrapato, entre outros. Mas e quando o seu animal não está com nada disso e mesmo... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
vagner em 17/09/2014 14:14 disse:
meu cachorro tem sarna demodecica ja esta um bom tempo um ano e um pouquinho preciso de ajuda
vagner em 17/09/2014 14:14 disse:
meu cachorro tem sarna demodecica ja esta um bom tempo um ano e um pouquinho preciso de ajuda

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado