Cachorro vomitando. O que poderá ser e o que eu posso fazer?

Vômito em cães, no geral, é algo que traz muitas dúvidas aos proprietários. A primeira coisa que é necessário entender, é a diferença entre vômito e regurgitação. Se o seu animal assim que acaba de comer devolve toda a comida e, muitas vezes, até come o que acabou de “jogar”, ele está regurgitando. Na maioria das vezes, isso é uma defesa do organismo. Quando o cão engole muito rápido, não mastiga ou tenta engolir algo muito grande, o organismo do bichinho pode entender que isso não é bom e faz com que ele regurgite.

Se a regurgitação ocorrer esporadicamente, tudo bem. Já se ela for frequente, procure imediatamente o médico veterinário para que o bichinho seja examinado. Há algumas doenças como o megaesôfago ou esofagite, por exemplo, que podem fazer com que o pet regurgite tudo o que come. Com o tempo ele desidrata, emagrece e fica muito doente. É necessário agir rápido. 

Cachorro vomitando líquido amarelo, água ou espuma branca

Já o cachorro vomitando, precisa ter muito mais cuidado e atenção do que o animal que regurgita. O vômito já vem lá do estômago e o proprietário irá notar que o pet fica andando de um lado para o outro, com ânsia, até vomitar. O alimento sai digerido ou pelo menos parcialmente digerido. Se o vômito for esporádico, ou ocorrer após a ingestão de grama, água do mar, areia ou algo assim, uma ou outro vez, é só acompanhar. Não é nada muito alarmante. Já se isso for frequente, o médico veterinário deve ser procurado imediatamente. 

Já o cachorro vomitando amarelo e/ou com uma espuminha branca, pode ser porque ele passou muito tempo sem comer ou porque está apresentando sinais de problemas no estômago. Se isso aconteceu uma vez na vida do animal e nunca mais voltou, tudo bem. Já se seu cão tiver vômitos seguidos, como por exemplo, duas vezes ao dia ou todo dia, é necessário procurar o médico veterinário urgentemente. Quanto antes o tratamento gástrico começar, melhor. 

Cachorro vomitando sangue ou cachorro vomitando e com diarreia

Esses casos são muito graves e precisam de intervenção médico veterinária imediatamente. Não deixe para o dia seguinte. O vômito com sangue pode ser causado por várias coisas, como uma úlcera, ou uma perfuração no aparelho digestório. Quando junto com diarreia, pode ser causado, por exemplo, por uma doença de nome parvovirose. Seja qual for, o animal pode morrer. Dependendo da idade, o óbito vem em poucas horas. 

O que eu posso fazer?

Se o caso for esporádico, fique atento para ver e não volta a acontecer e se não começa a ser frequente. Caso note que a cada dois ou três dias o seu cachorro vomita amarelo, ou a espuma branca, mesmo que pouquinho e uma só vez, leve-o ao médico veterinário para que seja examinado. 

Se o vômito for em grande quantidade, com sangue, com diarreia, ou se for frequente, corra para a cínica. Os animais podem desidratar e vir a óbito. Não espere. Dê uma boa alimentação, mantenha a vacinação do seu pet em dia e mantenha o vermífugo em dia para evitar que esse problema aconteça com o seu melhor amigo.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Vacinação de cães. O que eu preciso saber?

Saiba quais doenças precisam ser evitadas, quando precisamos vacinar, os tipos de vacinas e os cuidados que devemos ter. Leia mais

Como lidar com a diarreia em filhotes?

Quando filhotes, os cãezinhos são muito mais sensíveis do que os cães na fase adulta, por isso todo cuidado é pouco para evitar doenças nessa... Leia mais

Como evitar viroses em seu cão

Os vírus que atacam os cães são vários e eles são responsáveis pela maioria dos casos de mortes em filhotes. Mesmo os adultos, que são mais... Leia mais

Parvovirose canina

Parvovirose canina: cura, tratamento, vacinas e sintomas. Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
ROBSON TOMAZ em 19/01/2015 16:31 disse:
MEU CÃO PASSOU 4 DIAS INTERNADO COM PROBLEMA NO ESTOMAGO COM MUITO VOMITO TEVE ALTA BEM MAIS A DOIS DIAS QUE ELE VOMITA UM LIQUIDO VERDE COMO SE FOSSE UM BILY EU GOSTARIA SABE SE ISSO E NORMAL
Leny em 06/12/2014 01:34 disse:
tenho uma cocker spaniel, começou a vomitar de uma hora pra outra, algumas horas depois que comeu a ração, ofereço biscoitinho, maça que ela adora, não quer comer, cheira e não quer, parece ficar triste deita no chão e fica me olhando com um olhar de tristeza,não sei o que fazer, amanha vou levar no veterinário, pq agora é noite não dá... To preocupada, o nome dela é Sunny, to triste tbm....
Nubian em 03/12/2014 11:33 disse:
Olha meu filhote de rottweiler tá com 4 meses tá trocando os dentinhos da frente ele não quer mais comer tá vomitando e fazendo coco mole e ele não mastiga aí quando vomita ele vomita tudo inteiro já levei no veterinário ele deu injeção fico uns dias bom e depois volto a acontecer a mesma coisa. ..
viviane em 19/11/2014 20:17 disse:
olá. tenho uma lhasa apso, ela esta sem apetite, so quer ficar deitada num canto e hoje vomitou amarelo umas duas vezes. Quero saber se soro caseiro pode ajudar. obregada.
rodrigo dittrich em 17/11/2014 21:04 disse:
ola boa noite,tenho um poodol,filhote e ele comecou a vomitar tudo oque comia fomos ao veterinario e foi feito varios exames e nao aparece nada entao .ele nao pode se alimentar tudo oque colaca na boca ele vomita ate agua e sopinha,foi posto uma sonda para ele poder se alimentar.esta muito fraco e magrinho muito debilitado.sai uma espuma bem branca ,mas quando e pela sonda nao da ancia nao sabemos oque fazer mais ele sofre de mais pior que nem os veterinarios sabem oque e muito obrigado
Eliane em 07/11/2014 14:37 disse:
meu cachorrinho tem 8 meses é misturado labrador com vira lata, ultimamente não anda querendo comer e vomitou um liquidio amarelo, que medicação posso dar pra ela.
Obrigado
Vania em 29/10/2014 02:04 disse:
Olha eu tenho um york de 8 meses, ela ta vomitando desde ontemevei ela no veterinário, ele aplicou uma injeção segundo ele pra evitar que ela vomitasse , só que agora a noite ela continua vomitando e agora com diarréia, o que eu faço por favor?!
daylla cristine borges em 19/09/2014 00:28 disse:
BOA NOITE.
meu cachorro de 7 anos ,não quer comer nada e começou a vomitar
o que devo dar a ele?
edu em 06/09/2014 14:03 disse:
Ola ..
Quero dizer que meu cachorro está triste,vomitando (toda vez que eu o alimento) e ficou magro
E não está latindo .sintomas de triste e magro alem de não querer brincar o que não e normal ! Ajudar a entender ele nesse momento e difícil ,ajuda eo necessário ?
sheylah marcia barros silveira em 05/09/2014 15:25 disse:
Gosto muito de animais em especial de cães e tudo sobre os mesmos é de meu profundo interesse. Tenho 26 adotados que resgatei das ruas. Também sou protetora de animais.
Gabriel em 25/08/2014 22:30 disse:
Boa noite tenho um labrador femea depois que eu dei o remedio de ferme para ela no dia seguinte ele fumitou varias vezer co algumas coisas brancas parece ferme.
Mais ela esta ben animada e o coco dela esta durinho sem alteração oque podi ser isso?
Thais Félix em 18/08/2014 21:37 disse:
BOA NOITE
Meu cãozinho começou ontem com os vômitos, hoje levei ao veterinário. Ele está tomando os medicamentos porém vomita tudo. Faz efeito assim? Ele não está comendo nada, é normal?
Obrigada desde já
Resposta do Blupet: Thais,

Volte ao veterinário e informe que ele ainda está vomitando. É o melhor a se fazer.
viviane em 04/08/2014 11:45 disse:
olá eu tenho um york de 3 anos que ganhei mais ele veio com um probleminha não sei o q é ,ele é normal não tem nada saudavél mais quando ele come ração ele vomita a ração toda q comeu fica tristinho mais depois ele fica normal já troquei a ração e continua somente isso acontece quando ele come o será isso me ajude


Resposta do Blupet: Viviane, tudo bem?

Leve ela para o veterinário urgente. Nestas situações mais graves é o melhor a se fazer.
José Antunes em 03/08/2014 04:26 disse:
Meu cachorro vomita várias vezes uma espuma branca. Já tomou vários medicamentos e não melhora. Necessito de ajuda. José Antunes.
Resposta do Blupet: Olá José, tudo bem?

É melhor procurar um veterinário. Cachorro vomitar é um sintoma genérico e podem ser muitas coisas que podem ocasionar isto. Só com um exame mais detalhado é possível descobrir o que é, por isto a melhor opção é procurar ajuda de um veterinário.
kyane em 13/07/2014 10:15 disse:
muito obrigadooo esse saite me ajudou muito, obrigada mesm
Iracema de osorio em 03/03/2014 06:56 disse:
ola! estou feliz em fazer parte de alguma forma do trabalho de voces adoooooooooro estes bichinhos,brevemente estarei mudando de endereço tudo com bastante espaço dai vou querer adota varios deles entre cao e gatos moro em fortaleza no ceara,estou preocupada meu caonzinho[farao]esta com uma queda imensa do pelo[ele ja tem pelo curto],o que eu faço? ele so tem um aninho.obrigada
Resposta do Blupet: Olá, Iracema. Tudo bem com você? Obrigado por participar.

Iracema, acredito que este artigo pode te ajudar: como diminuir pelo de cães.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado