Cães de guarda: características e raças ideais

Ter um cão de guarda em casa pode ser muito vantajoso para as famílias e empresas que necessitam de mais segurança. Porém, é necessário que o dono tenha experiência com animais e saiba como se impor ao cão, para que seja respeitado como líder. Os cães ideais para proteger o ambiente costumam ser de raças fortes e dominantes, por isso, devem ter uma educação adequada desde filhotes, para que não representem riscos para a família. 

Além disso, esses cães são treinados com a finalidade de manter o local seguro da presença de estranhos e, por isso, o animal precisa saber identificar quando o desconhecido é um intruso perigoso e quando é um amigo, parente ou até mesmo um vendedor ou o carteiro. 

Educar o cão para que tenha tolerância à presença de estranhos autorizados pelo dono é uma tarefa que deve ocorrer através de um bom treinamento. É importante que o peludo seja adestrado por um profissional qualificado, pois se não receber as devidas instruções durante o crescimento, pode se tornar um cachorro desequilibrado e pouco sociável. 

Características e criação

Um cão de guarda ideal não é um animal que ataca os invasores, mas um cachorro que sabe como assustar os intrusos suficientemente. Um cão forte, com aparência pouco amigável e que lata excessivamente se um estranho se aproximar, apresenta as características mais adequadas para a tarefa. 

Se o cão conseguir fazer o ladrão desistir antes mesmo de tentar, a tarefa de proteger o ambiente será bem sucedida. A identificação de pessoas estranhas e pessoas familiares deve ocorrer nos primeiros meses de vida do animal. 

O cão de guarda precisa ser apresentado para o máximo de conhecidos, parentes e amigos possíveis, para que reconheça o cheiro dessas pessoas e nunca se mostre agressivo com elas. 

Além disso, a criação do animal também consiste em fazê-lo entender que, quando o dono autoriza a entrada não há perigo algum. No treinamento, o cachorro também aprende como deve se comportar na presença de um suspeito e quais as características comuns de uma pessoa possivelmente perigosa.

Apenas adquirir um animal de porte grande e raça forte não é suficiente para garantir que o cão será um segurança para a casa, pois se não houver um treinamento adequado, o cachorro não desenvolverá as habilidades que precisa para proteger o local e não causar problemas.

As melhores raças:

Quem pretende comprar ou adotar um cão para transformá-lo futuramente em um cão de guarda, precisa tomar muito cuidado na hora de escolher a raça do animal. Escolher qualquer cachorro de porte grande para a tarefa é um grande erro, pois os cães apresentam características genéticas que contribuem para que o peludo seja ou não um bom cão de guarda. 

Há cães maiores que não possuem a agilidade e o instinto protetor que um cão de guarda precisa e, em compensação, há muitas raças de porte pequeno ou médio, como o Boxer, que podem se tornar ótimos cães de guarda. Veja três raças ideais para a tarefa e suas características:

Rottweiler. Ágil, forte e obediente.

Rottweiler: de origem alemã e com altura de até 70 cm, o Rottweiler é a raça considerada a mais eficiente na proteção de territórios. O cão é ágil, não confia em desconhecidos e possui uma aparência intimidadora, que pode espantar o intruso rapidamente. Diferente de outros cachorros que latem na presença de estranhos, o Rottweiler é mais observador, fica atento a qualquer investida e pronto para atacar a vítima se passar dos limites do portão. Além disso, é um cão obediente e de fácil adestramento.

Dobermann, ótimo guarda para grandes áreas.

Dobermann: Com até 72 cm de comprimento, os Dobermanns, também de origem alemã, são ideais para pessoas que precisam de proteção em um longo território. A raça é rápida e possuí um porte físico adequado e resistente para proteger uma vasta área. Além disso, é um cão companheiro e fiel, aceita facilmente a entrada de estranhos se estiverem acompanhados da família e se mantém atento a qualquer atividade suspeita. Por ser um cão protetor e amoroso, é uma das melhores raças para guarda. 

Dogue alemão. Gigante, assusta só pelo olhar.

Dogue Alemão: De porte grande, os 86 cm de um macho Dogue Alemão são suficientes para intimar qualquer intruso. O cão possui aparência assustadora para os estranhos e é grande o suficiente para causar medo em desconhecidos. Porém, é um cão dócil e muito fiel aos donos, sendo ideal para a proteção da família. Essa raça é indicada principalmente para áreas grandes, pois o Dogue Alemão precisa de espaço para exercitar e manter um bom condicionamento físico.

Cachorros não indicados para a tarefa:

 

Golden Retriever. Ótima companhia, péssimo guarda.

 

O tamanho do cão não garante as qualidades fundamentais de um segurança e, por isso, muitos peludos de porte grande não são indicados para a tarefa. Um deles é o Labrador que, por ser um cachorro inteligente, pode se transformar em um ótimo cão guia, mas para a segurança não possui boas características. É um cão muito dócil e brincalhão, gosta de correr, nadar e, por ser muito manso, é possível que convide o ladrão para entrar ao invés de expulsá-lo.

O Golden Retriever é outro exemplo de raça que, apesar do porte grande nãose sairia bem na função de segurança. É um cão manso que adora brincar e pode ser amigo de todos. É ótimo para casas que possuem crianças e para interagir com a família, mas provavelmente convidaria o intruso para brincar de jogar a bola se puder.

Cães de guarda dóceis:

 

Pastor Alemão. Um fiel, dócil e guerreiro cão.

 

Há muitas raças de cães que são indicadas para famílias que gostariam de uma segurança a mais. Essas raças, apesar de fortes, costumam ser gentis com os membros da família e gostam da companhia de crianças. São cães que se caracterizam pela agilidade e o espírito territorialista, o que faz com que zelem pela proteção da família e se tornem ótimas companhias.

Entre as raças mais obedientes e dóceis, os cachorros de origem Akita, Collie e Pastor Alemão se destacam pelas características ideais para a segurança da casa, a fidelidades aos donos e a inteligência para aprender rápido e desenvolver boas habilidades de guarda com treinamentos.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Qual a raça de cão ideal para você?

Muitas pessoas escolhem um cachorro pela aparência, e não pelo seu comportamento. Essa é uma forma errada de escolher um companheiro que... Leia mais

O que é e para que serve o pedigree?

Pedigree é um certificado de registro (CR) de um animal que contém a sua árvore familiar. Este certificado é emitido pela CBKC (que significa... Leia mais

Pinscher Miniatura

O Pinscher Miniatura é uma raça de pequeno porte, grande mobilidade, aspecto muito elegante, com pelagem curta e densa. Em geral possuem cores... Leia mais

Tudo sobre a raça Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é um cão de pequeno porte (em média 23 centímetros), vigoroso, com uma pelagem longa, sedosa e abundante que teve sua origem... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Vera em 07/03/2014 21:08 disse:
Meu cão rottweiller tem nove meses, manca e sente dores quando levanta. O que pode ser isso?
Resposta do Blupet: Olá Vera,

Isto pode ser algum problema clínico. O melhor a se fazer é levá-lo ao veterinário para passar por avaliação de um especialista.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado