Carrapato estrela

Esses carrapatos hospedam cavalos e capivaras. Quando chegam a fase adulta, eles são bem grandes. Maiores do que os carrapatos de cachorros. Algumas pessoas sentem dor quando são picadas por ele, ou seja, será facilmente percebido pelos humanos. 

Embora o carrapato estrela costume hospedar cavalos e capivaras, pode acontecer dele eventualmente vacas, cães, cabras, carneiros, galinhas, perus, porcos e outros animais silvestres. Dentre os animais domésticos, além da capivara que é o mais comum, ele pode se hospedar em cachorros-do-mato, ratos, coelhos, lebres, coatis, tatus, pacas, cotias, tamanduás, gambás e as aves. 

A reprodução

Os carrapatos, no geral, se reproduzem rapidamente e o estrela não é diferente. Apenas uma fêmea fecundada, faz a postura no solo de 5.000 a 7.000 ovos! Se ela tiver infectada, os ovos também serão, ou sejam , se a fêmea for transmissora de uma doença muito perigosa para o homem, chamada de febre maculosa, os “filhotinhos” também serão. 

De ovos eles passam para a fase de micuins infectados, que sobem nas folhas das gramas ou até mesmo de arvores, e ficam quietinhos, só esperando por um hospedeiro. Podem ficar até 6 meses ali parados, sem se alimentar.

Quando o primeiro hospedeiro chega, ele se fixa e ficam sugando o sangue por até 6 dias! Depois disso ele cai no solo e fica por mais 18 a 26 dias para se transformar em carrapatinhos também chamados de ninfas. As ninfas podem permanecer no ambiente por até 1 ano!

Quando sobem para o segundo hospedeiro se fixam e sugam o sangue por 6 dias. Caem novamente e ficam por mais 25 dias no solo. Se transformam em carrapatos adultos, que podem permanecer no ambiente até 2 anos. Ao conseguirem o terceiro hospedeiro as fêmeas são fecundadas, sugam o sangue, aumentam de tamanho e caem. O ciclo se repete. Se o homem for picado por um carrapato desses, mesmo que seja um carrapato estrela, que esteja infectado, ele certamente ficará infectado. Outra maneira de se infectar é quando ao esmagar um carrapato com a mão, o sangue existente dentro dele entre em contato com um ferimento da pessoa. Um carrapato infectado pode propagar a bactéria durante a vida toda! Os cães podem contrair a Febre Maculosa e vir a óbito.

A doença

Febre maculosa no Brasil é transmitida pelo carrapato estrela (Amblyomma cajennense) infectado, infectado pela Rickettsia rickettsii. 

Após ser picada por um carrapato ou micuim infectado, pode levar até 14 dias para ter os primeiros sintomas. Algumas pessoas não possuem sinais muito evidentes, outras, chegam a ter febre de 40 graus por 2 a 3 semanas. Dor de cabeça intensa, edema dos olhos e conjuntivas, dor no corpo e calafrios também podem ser notados. Podem aparecer lesões de pele, rosadas, nos punhos e tornozelos. Elas evoluem e ficam volumosas. Embora seja uma doença bastante antiga, não é fácil de ser diagnosticada. Os sintomas se confundem com diversas outras doenças mais comuns. Além disso, para se ter a certeza da febre maculosa, é necessário fazer uma exame de sorologia.

Fotos do carrapato estrela

Foto de carrapato estrelaFoto de carrapato estrelaFotos de carrapato vermelho

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Como acabar com carrapatos de cachorro

Saiba como acabar com os carrapatos, quais são os seus tipos, os sintomas e o tratamento necessário. Acesse já! Leia mais

Erliquiose canina (Doença do carrapato). Cura, tratamento e sintomas.

A erliquiose é uma doença transmitida pelo carrapato vermelho (riphicephalus sanguineus). Além da erliquiose, a picada do carrapato pode... Leia mais

Meu cão está com coceira. E agora?

A coceira pode se originar por diferentes motivos: pulga, sarna, carrapato, entre outros. Mas e quando o seu animal não está com nada disso e mesmo... Leia mais

Dicas para prevenção da erliquiose

Também conhecida como a doença do carrapato, a erlichiose é uma das principais patologias que atingem os cães. Ela é uma infecção transmitida... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
jane vieira em 03/06/2014 20:17 disse:
Sao orientaçoes bem claras e de precisao para cuidarmos melhor de nossos caes . Principalmente ao relatar as doenças que o carrapato pode transmitir para nossos caes . Me preocupo em usar qualquer remedio para matar o carrapato e prejudicar a saude dos meus cachorros . As dicas , os itens escolhidos detalhadamente com palavras bem escrita que qualquer pessoa alfabetizada consegue entender parabens pelo
Meio de comunicaçao escrita com clareza que foi repassado para nos leitores , obrigado !
Resposta do Blupet: Obrigado pelo elogio Jane. O Blupet existe para ajudar mesmo :)
Priscila Pileggi em 19/05/2014 22:05 disse:
o meu cão está cheio de carrapato oque eu posso fazer?
Resposta do Blupet: Priscila,

Faça um tratamento nele. Se o caso for mais grave, procure um veterinário para lhe ajudar. Não se esqueça de tratar o ambiente também.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado