Erliquiose canina (Doença do carrapato). Cura, tratamento e sintomas.

Você já viu um carrapato? E um carrapato de cachorro? O carrapato de cachorro é o Rhipicephalus sanguineus. Se você pensa que ele apenas pica, dá coceira e incomoda a família toda, está enganado. Além de tudo isso, ele ainda transmite doenças! Esse indesejado ectoparasita faz realmente um estrago no seu bichinho. Uma das doenças mais frequentes transmitidas por ele é a Erliquiose, ou também chamada “doença do carrapato”. 

Causada por bactérias do gênero Ehrlichia, principalmente pela Ehrlichia canis, essa doença é muito perigosa e pode levar o bichinho a morte. Por isso, a qualquer alteração, é importante que você corra com ele para o médico veterinário. Vale lembrar que como ela é transmitida pela picada de um carrapato, no mesmo momento outras doenças podem ser passadas para o animal como a Babesia, Hepatozoon e Hemobartonella canis. Todas elas muito perigosas! 

Como é transmitida?

O carrapato, que tem um ciclo longo, vai e pica um cachorrinho com a doença, se contamina e pica outro bichinho, saudável. Pronto! Ele passou a doença do cão infectado para o outro. A bactéria então se instala no cachorrinho que estava bem, se multiplica e causa a doença. 

Sintomas da Erliquiose

Febre, falta de apetite, secreção nasal, depressão, vômitos, sinais pulmonares entre outros, podem aparecer na fase aguda da doença, mas, se o sistema de defesa do organismo do bichinho estiver bom, vai evoluir para a forma crônica. Nesse caso, ao se fazer um hemograma, será constatado uma serie de alterações pelo médico veterinário. A fase crônica o animal tem os mesmos sintomas da fase aguda, porém atenuados. Fica triste, caquético e mais susceptível às infecções secundárias. A anemia é intensa! 

Como saber que meu cão tem a doença do carrapato?

Só levando ao médico veterinário. Ao examinar, ele suspeitará da doença e quando necessário, poderá pedir uma serie de exames para ter certeza. 

Tem tratamento?

Sim! E quanto antes começar melhor. No geral, o bichinho é tratado com um antibiótico e com algumas injeções aplicadas na própria clínica. Em casos graves, pode haver a necessidade de transfusão sanguínea. 

Além disso, vitaminas e uma alimentação especial podem ser indicadas pelo profissional, para ajudar na recuperação. Fluidoretapia também pode ser necessária, de acordo com o estado do bichinho. O tratamento pode durar de 3 a 4 semanas nos casos agudos e até 8 semanas nos demais. Embora haja cura, ela nem sempre acontece. Dependerá muito do tempo que o proprietário levou para ser examinado. Quando mais demorar, menor a chance. 

Como posso evitar?

Não existe vacina! Para evitar a erliquiose, o controle de carrapatos é essencial. Para isso, mantenha o seu cão com o pour on em dia e sempre que adotar um bichinho novo, sempre acabe com os carrapatos, antes de colocá-lo em contato com os demais. Além disso, você pode fazer uso de coleiras carrapaticidas, talco para colocar nos paninhos, shampoo e sabonete carrapaticidas entre outros produtos disponíveis no mercado pet. Além disso, não pode se esquecer de matar os carrapatos do ambiente com produtos apropriados para isso. só assim evitará a doença!

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Como acabar com carrapatos de cachorro

Saiba como acabar com os carrapatos, quais são os seus tipos, os sintomas e o tratamento necessário. Acesse já! Leia mais

Meu cão está com coceira. E agora?

A coceira pode se originar por diferentes motivos: pulga, sarna, carrapato, entre outros. Mas e quando o seu animal não está com nada disso e mesmo... Leia mais

Dicas para prevenção da erliquiose

Também conhecida como a doença do carrapato, a erlichiose é uma das principais patologias que atingem os cães. Ela é uma infecção transmitida... Leia mais

Tipos de carrapaticidas

Quer acabar com carrapatos? Saiba quais são os melhores carrapaticidas que você pode usar. Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Everton Sandro em 26/01/2015 09:56 disse:
Achei 1 labrador amarrado em 1 poste, com problemas respiratórios, falta de apetite e triste, rapidamente levei a 1 veterinário, passou 3 dia enternado, 2 dias tomando soro e no outro em observação, tomou tbm 2 vacinas antibioticas e no terçeiro dia teve alta. Esta em tratamento em casa já e graças a DEUS com os remédios ta apresentando grandes melhoras. Não queria comer direito agora come 3x ao dia, adora beber água e a 2 dias o problema respiratorio ta menos comum e já brinca com mais facilidade sem se cansar muito. Se alguém precisa saber os nomes dos remédios só dizer que informo.
Aline em 08/11/2014 19:24 disse:
A minha Mel foi diagnosticafa com doenca do carrapato mas está com sintomas de cinomose como é possivel será que tem cura?
carina dos santos em 12/09/2013 08:36 disse:
Gostaria de saber, como dar um bom banho em casa nos meus cachorros, tenho 3 de porte pequenos.mando eles na pet, mas eu gosto de cuidar dos meus cachorros. Para mim, dar banho neles e uma terapia, muito legal, eles gostam de tomar banho comigo. Obrigada.
Resposta do Blupet: Carina, de uma olhada em nosso artigo onde damos algumas dicas sobre banho em cachorros. Se você tiver mais interesse no assunto, nós temos várias participações desse tema em nossa comunidade de amantes dos animais. De uma olhadinha e participe também. Tenho certeza que vai ser muito útil para você.
Ailton pereira de oliveira em 20/08/2013 19:17 disse:
Ola gostei muito de receber este e-mail com estas informações sobre erliquiose gostaria de receber informação sobre como curar parvovirose.
Resposta do Blupet: Olá Ailton. A Parvovirose é uma doença transmitida através de um vírus que pode ser passada a outros cães através das fezes. Os principais sintomas incluem vômito, perda de peso, febre e diarreia com sangue. Para prevenir confira um artigo sobre por que é importante vacinar os filhotes.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado