Tipos de carrapaticidas

Os animais, assim como os humanos, podem sofrer com vários ectoparasitas, como as pulgas e os carrapatos. Deixar seu bichinho livre deles não é tarefa das mais fáceis e precisa de muito cuidado e muita dedicação do dono. 

Mas por que precisamos acabar com pulgas e carrapatos?

É importante ter em mente que eles fazem muito mal ao animal. Sugam o sangue, provocam coceira, doenças de pele e transmitem doenças. Uma das doenças transmitidas pelo carrapato, que recebe o nome Rhipicephalus sanguineus, para os cães chama-se erliquiose. Ela é tão séria que pode até matar. Além disso, o carrapato, assim como as pulgas, acaba se espalhando pela casa toda e afetam não penas os animais domésticos, mas também as pessoas. 

Não adianta só catar no meu cachorro?

Não! Se você tratar apenas o cachorro e não matar os carrapatos do ambiente, eles voltarão para o cãozinho e continuarão se reproduzindo pela casa. É isso mesmo, se você encontrou um carrapato no seu cão, provavelmente, se observar bem, encontrará algum pelas paredes do local no qual ele fica, pelo chão ou até mesmo na calçada do seu lar. Para acabar com esse problema, é preciso além de usar a medicação correta e adequada para o bichinho, matar todos os do ambiente.

Veja algumas dicas e conheça os tipos de carrapaticidas:

• Shampoo e sabonete: um banho quentinho e com produto adequado pode ajudar a tirar os carrapatos que já estão no bichinho. Há vários no mercado como: Shampoo Anti-Pulgas, Carrapaticida e Piolhicida 3X1 Luky Dog 750 Ml, Ecovet Anti-Pulgas e Carrapaticida, Shampoo Charmdog Carrapaticida Pulguicida 10 unidades com 250 ml, Sabonete Anti-Pulga e Carrapaticida Collie, entre outros. Para que façam efeito você deve seguir rigorosamente as orientações do frasco. Não se esqueça de ter muito cuidado com o olho e com o ouvido do cão, para que não caia nem o produto nem água e de enxaguar muito bem o cachorrinho. 

• Pour on: esses produtos são vendidos em flaconetes que são pingados diretamente na nuca do bichinho, na pele. Eles protegem o animal por até 30 dias e são muito indicados nesse tratamento. Dentre eles pode-se citar: o Advantage Max3 da Bayer é um carrapaticida que mata pulgas e carrapatos; Pulvex pour on, também para pulgas e carrapatos; Pulgoff Pour On, Front line entre outros. Há alguns a base de neem, que são os naturais. 

• Coleiras: além de manter o pour on em dia e banhar o bichinho, colocar a coleira pode ajudar muito. Uma muito boa e com um valor baixo é a coleira da Tratto. Outra ótima coleira, que embora tenha um valor mais elevado é mais “completa”, é a coleira Scalibor. Ela é mais “completa” porque além de proteger e ajudar a eliminar os carrapatos, espanta o mosquito que transmite a leishmaniose, deixando o cãozinho ainda mais protegido! 

• Talcos: em cães. Os talcos também podem ser usados. O talco da Tratto é bom e tem bom preço. Você pode também colocar talco na casinha, na caminha e nos paninhos dos bichinhos. 

• Carrapaticidas para ambiente: como falamos, você precisará matar os carrapato do ambiente e para isso, precisará borrifar um carrapaticida nas paredes, chãos, ralos, sem que nem os animais nem mais ninguém esteja perto. Lembre-se de que é um veneno. Peça indicação para um profissional de acordo com o tipo de piso e use mascaras e luvas para aplicar.

Com cuidado e persistência certamente você conseguirá eliminar esses visitantes indesejados da sua casa.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Como acabar com carrapatos de cachorro

Saiba como acabar com os carrapatos, quais são os seus tipos, os sintomas e o tratamento necessário. Acesse já! Leia mais

Erliquiose canina (Doença do carrapato). Cura, tratamento e sintomas.

A erliquiose é uma doença transmitida pelo carrapato vermelho (riphicephalus sanguineus). Além da erliquiose, a picada do carrapato pode... Leia mais

Meu cão está com coceira. E agora?

A coceira pode se originar por diferentes motivos: pulga, sarna, carrapato, entre outros. Mas e quando o seu animal não está com nada disso e mesmo... Leia mais

Dicas para prevenção da erliquiose

Também conhecida como a doença do carrapato, a erlichiose é uma das principais patologias que atingem os cães. Ela é uma infecção transmitida... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Jana em 25/11/2014 14:50 disse:
Ótimas dicas! O meu problema começou a poucos dias... na verdade, é uma infestação na vizinhança, uma coisa terrível! Há 3 dias vi 3 carrapatos no meu cachorro... imediatamente banhei, retirei os carrapatos e lavei o espaço onde ele fica. Acontece q já encontrei outros andando pela garagem por isso acredito que o problema vem da rua! Vou comprar um desses produtos q vc indicou hj mesmo!! Não quero nem pensar na possibilidade do meu bichinho pegar uma erlichiose ou babesiose :( Abraço e mto obrigada!
nalva sespere em 25/10/2014 23:12 disse:
olá gostaria de saber se a grama causa mais infestação de carrapatos por favor me ajude1 obrigada.
Evelly em 25/10/2014 14:10 disse:
Oi minha cachorrinha tem 2 meses e ela está com carrapato estrela já dei um banho nela com shampoo sabonete e não resolve não consigo se livrar deles por favor me ajude a acabar com eles bem rápido.
CLAUDIA em 03/04/2014 16:54 disse:
Tenho dois cães, adultos um Dalmata e outro Pastor Alemão, eles estão com muitos carrapatos, tenho gastado muito com shampoo, remedios como Frotilaine, comprei até uma bomba para pulverização. Não aguentamos mais, parace que agora está demais, são aqueles grandes de cor cinzas e os pequenos; Preciso de uma ajuda urgente;
Resposta do Blupet: Oi Claudia,

A vida dos carrapatos tem um ciclo e esse ciclo pode durar até 3 meses. Importante é você nunca desistir e sempre lembrar de tratar o ambiente.
melina em 04/03/2014 23:19 disse:
Meu cachorro está com infestação de carrapatos, acho que está infestado com todos os tipos que existem (rs). Já estou pensando em doar para estudo na Universidade Rural do meu estado, por ele estar muito infectado. Por favor, preciso urgente de ajuda pois o cachorro é do meu filho e tem grande estima pelo bicho. Agradeço pela ajuda.
Resposta do Blupet: Bom dia Melina, tudo bem?

Em casos mais graves, como o seu, o ideal é procurar a ajuda de um veterinário. Importante é lembrar que precisa ser feito um tratamento no ambiente, tanto interno, quanto externo. Além disso, o tratamento pode ter um período mais longo, por ter larvas e ovos espalhados pelo ambiente.
catya em 03/03/2014 11:06 disse:
Não to conseguindo acabar com os carrapatos de meu cachorro e tb do quintal, já passei aquele no dorso, passei 2 vezes nas paredes nos muros enfim, passei o butox , tb passei nele vinagre retirei muitos , ma s todo dia tem mais nele e nas paredes , são bem pequenos,mas estão vivos, estou tentando queima los sempre com um isqueiro na parede ma sta dificil , o que mais posso fazer, ah minha cachorra tem uns 10 messes e é uma boxe albina ainda pra ajuda obrigada
Resposta do Blupet: Bom dia Catya, tudo bem?

O tratamento com carrapatos é mesmo uma batalha e pode ser longa. Só tome cuidados com alguns remédios e dicas caseiras para não machucar o animalzinho. Existem alguns produtos que lhe ajudam nesta batalha. Um dos mais utilizados são os carrapaticidas em gotas. Eles ajudam a combater os carrapatos e duram por meses. Se o caso for muito grave, o ideal é procurar um veterinário para lhe ajudar.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado