Tremor de cabeça idiopático em cães

Tremor idiopático, nome estranho e complicado, não é mesmo? Para entender melhor vamos discutir os termos aos poucos. O tremor é um distúrbio de movimento. É quando involuntariamente há oscilação de alguma parte do corpo. Essa oscilação é rítmica e pode ser classificada de diversas maneiras como, por exemplo, de acordo com a frequência, com a localização, com a etiologia entre outros.

O que significa idiopático?

A palavra tremor já foi definida, mas e “idiopático”, o que é? É chamado de idiopático algo que não é possível determinar a origem. Algo que surgiu espontaneamente, sem ser secundário a um problema ou a um acontecimento. Com isso, podemos entender que, um tremor de cabeça idiopático em cães é quando o tremor ocorre sem que haja uma causa primária. Para que ele seja assim nomeado é necessário que todas as demais causas que podem levar a um tremor de cabeça sejam descartadas.

Os tremores podem ou não ter origem neurológica. Por isso, é importante pesquisar muito, fazer vários exames, antes de chamar um tremor de cabeça de idiopático. A primeira coisa que o médico veterinário irá fazer, é perguntar sobre toda a história do cão. Se ele sofreu algum trauma, se tem acesso a locais que possa ter se machucado, caído ou se tem histórico de doenças infecciosas. É muito importante que o proprietário ajude e conte tudo o que lembrar. Mesmo aquele atropelamento que já faz algum tempo, ou uma queda do sofá que possa ter parecido inofensiva. Tudo pode ajudar a direcionar o profissional para o caminho correto.

Um tremor que não é considerado idiopático, pode ser secundário a uma encefalite, pode ser uma sequela de cinomose, pode ser secundário a um problema metabólico, pode ser secundário a um quadro de hipoglicemia, entre diversos outros. Por isso, além do histórico bem informado pelo proprietário, será necessário realizar diversificados exames como um hemograma, exame de glicemia, Rx entre outros que o profissional julgue necessário.

Há também a doença cerebelar congênita, que precisa ser pesquisada. Tem por exemplo, uma síndrome chamada de síndrome do tremor, que é comum em cães brancos e é transmitida de pais para filhos. É também muito importante descartar casos de intoxicação por plantas, venenos, alimentos errados entre outros, que podem levar a sinais neurológicos como o tremor de cabeça. Nesse caso, o tratamento deve ser imediato para que a sobrevivência do animal seja garantida.

Deve-se também ter cuidado com quadros de hipocalcemia que podem levar a esses tremores de cabeça. Esses, são mais comuns em filhotes, fêmeas gestantes ou que tiveram filhotes recentemente ou ainda animais com a alimentação errada (veja como alimentar corretamente seu cão) e desequilibrada. O atendimento desses casos precisa ser imediato, pois há risco de morte.

Se nada for encontrado, se nenhuma causa for diagnosticada e se todas as possíveis causas de tremores de cabeça em cães forem descartadas, esse tremor pode ser classificado como idiopático. Raças como Dobermanns, Boxers, Buldogues Ingleses e Buldogues Franceses sofrem mais com esse tipo de problema. Há também casos que acometem cães mais velhos. Quando o tremor de cabeça é considerado idiopático, os cães costumam ter uma vida boa e conviver com ele. Porém, o acompanhamento deve ser feito constantemente para caso outro sinal clínico apareça, o melhor tratamento possa ser realizado.

Por: Filipi S. A.

Confira mais dicas e cuidados

Hospital veterinário Público

Infelizmente, nem todas as pessoas que decidem ter um animal de estimação têm condições financeiras de fazer um tratamento de saúde ou levá-lo... Leia mais

Fungos que causam problema de pele

Uma das doenças mais comuns nos cães é a dermatite ou doença de pele. Os sinais clínicos são bastante variados, mas o pet pode apresentar queda... Leia mais

A temperatura corporal dos animais de estimação

Os cães e gatos, assim como as pessoas, mantém a temperatura do corpo estável e por isso, são chamados de homeotermos. Porém, isso não quer... Leia mais

Tipos de anestesia para animais

Você já parou para pensar como é feita a anestesia quando o seu peludo precisa fazer uma cirurgia? Toda cirurgia, seja em cães e gatos ou em... Leia mais
Receba artigos interessantes em seu email

Receba vídeos, notícias, pets e tudo mais sobre o mundo animal.
Não perca esta oportunidade, assine agora mesmo.

Deixe seu comentário
*Dados obrigatórios
Comentários
Gostaríamos de saber sua opinião. Seja o primeiro a comentar.
Utilize o formulário acima para isso.

CONHEÇA NOSSA COMUNIDADE

GANHE PONTOS E CONCORRA A PRÊMIOS Participe de desafios, conquiste pontos e suba de nível
QUIZZES Responda quizzes, aprenda e divirta-se
VÁRIOS NÍVEIS Mostre que você conhece sobre o tema pet e concorra a vários prêmios
DESAFIE Desafie amigos na comunidade e ganhe reputação
FAÇA DO SEU PET UM ASTRO Mostre o seu pet para o mundo, ganhe votos e tenha o pet mais cobiçado